segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Bestiário Norte-Americano - Parte 1 de 2

Axehandle hound. Desenho liberado no domínio público.

 

Dando continuidade às listas de criaturas sul-americanas e africanas, aqui vai a próxima: uma lista baseada nos folclores, indígenas ou não, da América do Norte.

Adendo: eu evitei colocar lendas urbanas que surgiram ou se espalharam com a internet, como por exemplo o Chupacabra. Imaginei que elas seriam populares o suficiente. O meu foco é descobrir o que é pouco conhecido.


1) Achiyalatopa (Folclore Zuni) - Um imenso pássaro que tem o corpo coberto com facas de sílex* em vez de penas. Esta criatura celestial ensinou muitas coisas aos Zunis.

*Um tipo de pedra usada como pontas de flecha e lança, e lâminas de machado, muito valorizada pelos nativos norte-americanos. Ela também cria faíscas ao raspar aço, sendo usada para fazer pederneiras.



2) Akhlut (Folclore Inuíte) - Uma orca que pode se transformar em um lobo, para matar pessoas e animais em terra firme.



3) Aranha-Oceânica (Folclore Inuíte) - Certa vez, um homem navegando de caiaque viu o fundo do mar, em um ponto onde ele sabia que isso não era possível. De repente, ele se lembrou de como os anciãos falaram da Aranha-Oceânica, um animal muito perigoso para barcos. Então ele viu um olho enorme, e logo viu outro, e ao fugir viu uma fenda, como se uma boca estivesse se abrindo. O barqueiro nunca teria escapado, se não fosse a sua habilidade no caiaque.



4) Atshen (Folclore Inuíte) - Uma pessoa que se tornou um monstro selvagem após consumir carne humana, similar ao mito do Windigo. A diferença aqui é que o Atshen cresce conforme devora pessoas, eventualmente tornando-se um gigante.



5) Augerino (Folclore dos Estados Unidos) - Um verme gigante que esburaca represas e canais de irrigação para drenar a água. O seu nome seria porque ele é semelhante a um auger, que é um tipo de broca.



6) Awakkule (Folclore Crow) - Anões que vivem nas montanhas. São fortes e ajudam as pessoas, mas gostam de pregar peças em quem acampa perto de suas aldeias.



7) Axehandle Hound (Folclore dos Estados Unidos) - Uma criatura específica das histórias de lenhadores. Um cão selvagem com cabeça em forma de machado, corpo fino como um cabo de machado e pernas atarracadas. Ele se alimenta apenas de cabos de machado. Ninguém acredita que esse animal existe de verdade.



8) Cabeça-Rolante (Folclore Wintu) - Após quebrar um tabu, uma garota se machuca e experimenta o próprio sangue. Ela gosta tanto que canibaliza a si mesma, tornando-se apenas uma cabeça que rola e pula para devorar mais pessoas.


9) Canibal (Folclore Nez Perce e Cherokee) - Um historia do povo Nez Perce conta sobre o irmão mais velho de cinco: após experimentar o seu sangue, ele comeu a própria carne até se tornar um esqueleto sangrento. Ele então capturou e devorou três dos seus irmãos, usando uma corda feita dos próprios intestinos. Já um conto Cherokee fala de um canibal cuja pele era feita de pedra, chamado Nun'yunu'wi.


10) Canotila (Folclore Lakota e Sioux) - Espíritos da natureza parecidos com ninfas, que moram nas árvores e servem de mensageiros.


11) Cheeno (Folclore Alconquin) - Um povo de canibais com corações gélidos. Eles tem olhos que lembram os de um lobo, ficam nus mesmo no inverno. Os ombros e lábios são mutilados, como se o Cheeno tivesse mastigado estas partes de si mesmo. Os Cheenos vem do norte gelado e são fortes, capazes de rapidamente cortar árvores com um machado. Também são muito rápidos, mesmo carregando alguém nos ombros. Os gritos de guerra dos Cheenos podem causar a morte de pessoas. A força da sua fúria mágica pode fazer com que eles cresçam de tamanho. Estas criaturas não suportam sequer ficar perto do fogo e também ficam fracas frente ao calor do verão. Eles podem ser surpreendidos por gentilezas e então agir de forma igualmente gentil, ajudando quem os acolhe. Mas um Cheeno que coopere com pessoas será o alvo de outros Cheenos. É possível matar um Cheeno, mas ele deve ser então queimado. Se apenas um pedaço sequer restar, dele surge um novo Cheeno. O coração, sendo tão gélido, é especialmente difícil de queimar, devendo ser derretido aos poucos. Esse "coração" é literalmente feito de gelo, com a forma de uma pequena figura humana. As mulheres Cheeno são mais fortes do que os homens Cheeno. Um ser humano pode ser transformado em um Cheeno, através da ação de algum espírito maligno. Essa transformação pode ser induzida pela magia de um feiticeiro. A pessoa passa a sofrer uma sensação de calor, aliviada pelo consumo de neve; ela fica maior e o seu humor muda, ficando mais feroz.


12) Dagwanoenyent (Folclore Iroquois) - Uma grande cabeça voadora com olhos enormes e cabelo longo. Ele é tio de um grupo de irmãos que buscam a sua ajuda contra bruxas. Ele come a casca de árvores nogueiras e pode se transformar em um furacão. Dagwanoenyent ajuda os seus sobrinhos, mas apenas depois de uma luta em que eles o derrotam. Através de um ritual, ele também ressuscita os irmãos que as bruxas reduziram a esqueletos.


13) Dedo-de-Lança (Folclore Cherokee) - Também chamada U`tlûñ'ta. Uma ogra que devora os fígados das pessoas. Ela pode assumir qualquer forma que desejar, mas a sua aparência natural é de uma anciã cuja pele é dura como pedra. A mão direita tem um longo dedo pontudo feito de pedra, com o qual ela apunhala quem chega perto demais. Ela possui poderes relacionados a pedras, como carregar grandes rochas e uní-las apenas batendo uma contra a outra, sendo capaz de criar grandes pontes para atravessar terrenos irregulares. Sempre está na busca por vítimas nos passes de montanha e nascentes dos rios. Ela é capaz de matar alguém com o dedo sem que a vítima sinta dor ou tenha uma ferida, removendo o fígado e causando a morte eventual da vítima.


14) Demônio de Jersey (Folclore dos Estados Unidos) - A lenda conta que uma senhora Leeds, ficou angustiada quando aprendeu que estava grávida pela décima terceira vez. Na ocasião, ela gritou algo como: "que seja o demônio então!" Quando ela deu à luz, era um bebê demoníaco. Ele guinchou, abriu as asas e voou pela janela em direção ao pântano próximo. Isso teria acontecido há mais de duzentos anos atrás, mas o Demônio ainda habita a região. Descrito como tendo chifres, a cabeça semelhante à de um cavalo, asas de morcego e um rabo longo.


15) Djieien (Folclore Seneca) - Um aranha do tamanho de um homem, com pernas longas. Ela esconde o seu coração sob a terra, fazendo com que seja impossível matá-la caso o mesmo não seja perfurado.


16) Dzonokwa (Folclore Kwakiutl) - Uma mulher gigante e canibal, tão horrenda que provoca pesadelos em homens adultos. Ela preferia raptar crianças e levá-las para serem devoradas em seu lar nas profundezas da floresta.


17) El Muerto (Folclore do Velho Oeste) - Um ladrão de cavalos chamado Vidal foi decapitado pelos Texas Rangers por seus crimes. O seu corpo foi posto em cima de um cavalo e a cabeça presa na sela. Logo surgiram histórias de um cavaleiro sem cabeça que andava pela fronteira entre os Estados Unidos e México. Pessoas davam tiros nele, mas ele continuava galopando. Surgiu a lenda de El Muerto. Um grupo de rancheiros capturou o cavalo que ainda carregava o corpo de Vidal, cheio de chumbo e flechas. Eles o enterraram. Mesmo assim, a lenda continuou, com pessoas jurando ter visto um cavaleiro sem cabeça em 1917 e 1969, entre outros anos. Um dos testemunhos conta que El Muerto teria dito, mesmo sem cabeça: "É meu. É tudo meu."


18) Flechas Vivas de Kumagdlak (Folclore Inuíte) - Um feiticeiro chamado Kumagdlak criou flechas com vida própria ao exalar a sua respiração nelas. As pontas das mesmas eram feitas das mandíbulas de homens, e tremiam caso o seu mestre ficasse preocupado. As Flechas podiam voar por conta própria na direção dos inimigos de seu mestre.


19) Gaasyendietha (Folclore Seneca) - Dragões meteóricos, com corpos flamejantes e brilhantes. Eles precisam ficar em águas profundas, pois soltam tantas faíscas que causam incêndios. Estas criaturas podem pensar e falar como seres humanos. Gaasyendiethas só costumam voar para ir de um mar, rio ou lago para outro. Eles não buscam fazer mal a humanos, e podem até ser amigáveis com alguém sendo perseguido por um inimigo.


20) Gahonga (Folclore Iroquoi) - Anões que vivem em rochedos e perto de rios, chamados de "atiradores de pedras" devido à sua grande força e predileção por brincar com pedras como se fossem bolas de algum esporte.


21) Gigantes de Tirawa (Folclore Pawnee) - Tirawa é o nome do deus supremo Pawnee. Esse povo conta que, antes de criar os humanos, Tirawa criou gigantes. Mas eles não respeitavam o seu criador, então Ele decidiu destruí-los. Primeiro, Tirawa usou relâmpagos, mas os Gigantes eram tão enormes e poderosos que os raios não surtiam efeito. Foi aí que Tirawa invocou uma tempestade sem fim. Os Gigantes se refugiaram nas terras altas, mas, conforme a chuva continuava, o solo ficou tão enlameado e macio que os Gigantes afundaram lama adentro. Os ossos deles ainda podem ser encontrados embaixo da terra ou onde os rios erodiram as margens.


22) Ijiraat (Folclore Inuíte) - Espíritos que conseguem se transformar em qualquer animal ártico, como corvos, ursos, lobos e até humanos. Mas por mais que tentem se disfarçar, é possível saber quem são pelos olhos, que continuam vermelhos não importa a forma. Há quem ache que são malignos, outros dizem que são incompreendidos. Também é dito que estas criaturas trazem mensagens para viajantes, mas não é claro qual a origem da mensagem. Um ancião conta que Ijiraats são cercados por miragens. Seja qual for a verdade, todos parecem concordar que as pessoas que encontram um Ijiraat logo esquecem o que o fizeram. Mas o processo não parece ser instantâneo, então é possível contar o que houve para alguém antes da memória sumir.


23) Inua (Folclore Inuíte) - Espíritos aliados de xamãs. Eles assumem as formas de animais. As maneiras que um Inua ajuda xamãs são: como fontes de poder; observando o comportamento das pessoas; informando sobre tabus quebrados; ajudando o xamã a se comunicar com espíritos mais poderosos; permitindo que xamãs se transformem em animais e que animais se transformem em humanos ou animais diferentes.


24) Inupasugjuk (Folclore Inuíte) - Gigantes da região ártica. Eles são vistos apenas raramente, com os homens sendo maiores e menos comuns do que as mulheres. Elas acham que humanos são engraçados e os pegam para usar como se fossem brinquedos ou animais de estimação. Para escapar de um ou uma Inupasugjuk, seja furtivo e evite que ele ou ela o veja.


25) Haakapainizi (Folclore Kawaiisu) - Um gafanhoto gigante que gosta de cantar enquanto rouba e devora crianças humanas. Ele as carrega em uma cesta.


26) Haietlik (Folclore Nootka) - Serpentes-relâmpago. Elas são aliadas e armas dos Pássaros do Trovão, descritos mais adiante. Uma Haietlik fica entre as penas das asas do Pássaro, e é disparada quando o mesmo bate as suas asas.


27) Hanehwa (Folclore Seneca) - Seres feitos da pele esfolada de uma pessoa por feiticeiros. Eles nunca dormem e servem como alarmes, dando três gritos quando um estranho se aproxima.


28) Homem Escalpelado (Folclore Arikara) - Às vezes, alguém sobrevivia a ser escalpelado. Os Arikaras consideravam tais pessoas "transformadas", no sentido de que não eram mais humanas. Algum poder sobrenatural tinha determinado que vivessem, mas que a sua existência seria solitária, tornando-se uma espécie de pária. Nas histórias indígenas, Escalpelados podiam tanto ser tanto espíritos malignos que roubam coisas e até pessoas, quanto seres benfeitores que concedem poderes relativos a cura ou guerra a alguém.


29) Homem-Espírito (Folclore Haida) - Um ser sobrenatural, capaz de usar uma orca (chamada skana) como canoa. O espírito fica dentro da baleia enquanto ela nada, aparentemente controlando-a. Ele também é capaz de transformar o animal em uma canoa comum para que quaisquer ferimentos da forma animal possam ser consertados com madeira de cedro.


30) Homem-Mariposa (Folclore dos Estados Unidos) - A presença dessa criatura seria sinal de que um desastre está por acontecer, mais especificamente, de que uma ponte vai desabar. A aparência seria de um humanoide marrom escuro, com asas de couro e olhos vermelhos. Ele seria capaz de voar a mais de cento e sessenta quilômetros por hora. Não fica claro se a criatura é responsável pelos desastres que anuncia. Pelo menos um ufologista sugeriu que o Homem-Mariposa possa ser um alienígena.


31) Hurakan (Folclore Teja) - A montaria do deus das tempestades, um pássaro gigante com asas negras. As tribos da região tinham muito medo das ocasiões em que o deus e sua montaria surgiam, pois isto as nuvens surgiam, o vento soprava forte das asas de Hurakan e o céu escurecia de tão nublado. O deus não gosta quando os indígenas matam muitos pássaros, causando tempestades ainda piores, causando enchentes e ventos tão fortes que levam as pessoas embora. Estas vindas do deus e de seu pássaro acontecem até hoje, sendo chamadas pelos homens brancos de "furacões".


32) Kachina (Folclore Hopi) - Poderosos espíritos dos mortos que intermediam entre o mundo dos humanos e o mundo dos espíritos. Kachinas podem ser homens ou mulheres e possuem muitas formas: animais, plantas, ogros, demônios e até palhaços*. Pessoas que tiveram uma vida apropriada se tornam Kachinas após a morte. É dito que os Kachinas viviam nas montanhas de São Francisco, no estado de Arizona. Eles visitavam as comunidades para dançar e assim invocar as chuvas. Mas agora que eles não vem mais, dançarinos devem usar máscaras e fantasias para personificá-los durante cerimônias. Existem centenas de Kachinas, cada um com o seu nome, máscara e fantasia específica.

*Palhaços tem funções importantes e até sagradas em certas sociedades indígenas norte-americanas.


33) Kukuweaq (Folclore Inuíte) - Um monstro com a forma de um urso polar com dez pernas.


34) Kwanokasha (Folclore Choctaw) - Um espírito do tamanho de uma criança de três anos. Ele vive em uma caverna, abaixo de grandes rochas. O espírito sequestra crianças doentes para testá-las em seu lar. Lá, três espíritos ancestrais oferecem à criança uma faca e dois punhados de ervas. Se a criança pegar a faca, se tornará uma pessoa má. Se a criança pegar as ervas venenosas, nunca poderá ajudar ou curar outros humanos. Mas se a criança pegar as ervas não-venenosas, ela se tornará um curandeiro influente. Nesse caso, Kwanokasha e os três espíritos ensinam a criança a usar ervas medicinais e como curar pessoas. Mas a criança poderá usar essas habilidades apenas quando adulta.


35) Lenapísha (Folclore Peoria) - Descrito como uma espécie de dragão enorme que pode viver no seco mas costuma ficar dentro d'água, onde ele brilha em diversas cores. Também é descrito como um fantasma que simboliza o relâmpago ao atingir um rio ou lago, o que causa uma ebulição da água que faz o Lenapísha aparecer como um dragão do fogo. O termo também serve para designar qualquer animal gigantesco.


36) Lutin (Folclore Canadense) - Uma espécie de hobgoblin* conhecido na província de Quebec. Eles são pequenos espíritos na forma de animais domésticos, desde gatos e cães a ratos e pássaros. Podem tanto proteger ou trazer boa sorte quanto pregar peças nos habitantes de uma casa. Existe até um relato de um Lutin que raspava a barba de seu mestre e engraxava as suas botas todos os domingos. Quanto às travessuras, elas podem ser coisas como encontrar os sapatos cheios de pedras ou descobrir que um pedaço de carne foi petrificado. Lutins detestam sal e evitam lugares ou entradas com sal derramado, mas são habilidosos em achar frestas e outras maneiras de entrar na casa ou celeiro que estão habitando.

*O conceito original de "hobgoblin" é um goblin ou elfo que ajuda nas tarefas domésticas de um lar ou família caso ele receba algo em troca. Sim, não tem nada a ver com a ideia popularizada pelo jogo Dungeons & Dragons.


37) Mahaha (Folclore Inuíte) - Um demônio que gosta de fazer cócegas em suas vítimas até elas morrerem. Os cadáveres ficam com um sorriso torto e congelado. Contudo, é fácil enganar o Mahaha. Ele é humanoide, magrelo, com uma pele da cor do gelo azul, olhos brancos e cabelo longo. Quase não usa roupa mas o frio não o incomoda. Dos dedos finos saem unhas longas e afiadas para fazer as cócegas.


38) Manitou (Folclore Cree e Ojibwa) - Espíritos que habitam plantas e animais, rochas, ventos, trovão, o sol e a lua. Até os conceitos de pobreza e paternidade possuem Manitous. Eles são classificados em muitos grupos diferentes, dependendo do que habitam. Se um Manitou de um grupo é ofendido, todos os outros do mesmo grupo também são. Os Manitous frequentemente surgem em sonhos para conceder poderes e proteção.


39) Medawlinno (Folclore Abenaki) - Uma pessoa nascida com poderes espirituais: ela pode localizar animais para caçadores, deixar pegadas em pedras e curar pessoas. O instrumento mágico do Medawlinno é o tambor.


40) Memekwesiwak (Folclore Cree) - Espíritos aquáticos cômicos que são amigáveis a humanos mas pregam peças em quem não acredita neles. São capazes de influenciar pessoas de forma romântica.

 

Parte dois aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário