Ragnarok não é uma muralha de fato, mas diversas linhas quilométricas de posições defensivas sobrepostas, desenvolvidas para canalizar o inimigo por direções pré-determinadas. Estas posições defensivas são bollwerks, centenas de redutos formados por casamatas, trincheiras, trilhos, muros, campos minados e abrigos subterrâneos que também atacarão os flancos e retaguarda das hordas inimigas enquanto elas lidam com as posições defensivas da próxima linha.
Em certas batalhas, Neftul empregou tantas hordas sacrificáveis que os intervalos entre as defesas ficaram literalmente entupidos de mortos-vivos, cada bollwerk uma ilha de desafio desesperado em um tsunami de zumbis, esqueletos e outros seres. Apesar da autossuficiência e estoque de suprimentos, roupas desinfectadas, lanças, redes anti-espírito, filtros para máscaras contra miasma e munição, muitas defesas não resistem à pressão e isolamento. Isto é esperado no planejamento defensivo de Technogestalt, que frequentemente estoca cada bollwerk diferentemente, para que resistam, ou não, de maneira a fazer o inimigo soterre uma área mas alivie outra.
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Isto pode incluir fortalecer duas posições em um ponto de bloqueio unificado, seja por conexão física como túneis, ou tática como fogo cruzado. |
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Névoa é uma tática neftualiana rotineira. Além de esconder as hordas mortas-vivas da artilharia, inclui alquimias tóxicas. Cavaleiros usando montarias importadas do império desbravam o nevoeiro, armados apenas com a audição e lança-arpões sinalizadores. |
Da mesma maneira, Neftul emprega o que parece ser uma massa disforme de morte de maneiras diferentes conforme necessário, variando e alterando a composição e qualidade das hordas. Provavelmente, apenas Arcantos e Technogeist são capazes de compreender por inteiro os detalhes táticos e estratégicos, cada comandante ou necromante nada mais que um coadjuvante deste teatro de guerra, seguindo suas ordens.
Então, após as hordas estarem ocupadas com centenas de pontos de resistência, dispersas e enfraquecidas, os cruzadores sobre trilhos geisthane podem iniciar bombardeio e eliminação. Ainda assim, falta de munição, pessoal, ou a absoluta superioridade numérica neftuliana podem impedir que uma ofensiva seja totalmente eliminada antes da próxima começar. Como tais ocasiões favorecem a mentalidade de cerco enraizada na cultura scarnostiana, é possível que momentos de escassez sejam propositais, embora Technogeist seja conservador no uso de seus recursos humanos. Ele sabe que não tem hordas inesgotáveis a serem desperdiçadas, e não utilizar pessoas devidamente vai contra os princípios do Sargonismo.
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E se os líderes são coadjuvantes, o que dizer dos liderados? |
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O Ministerium Statistiken Synergie (Ministério da Sinergia Estatística) catalogou algumas batalhas entre Technogestalt e Neftul como durando vários anos, episódios de uma guerra que já dura seiscentos. |
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